5 dicas para você empreender como confeiteira ou doceira


Se você, como nós, é apaixonado pelo universo das confeitarias e docerias, nossa dica de hoje é transformar essa paixão em um negócio de sucesso. A primeira regra para quem quer empreender é apostar em um segmento que tenha afinidade e fazer aquilo que gosta. Começar a empreender como confeiteira ou doceira é algo que requer atenção e dedicação, mas que oferece flexibilidade e oportunidades, especialmente para quem busca aliar a vida profissional a uma segunda fonte de renda, trabalhar home office ou ter mais flexibilidade e autonomia para administrar seu tempo. Se identificou? Então, está no caminho e área certa. Confira as dicas que preparamos para você:

Ame o que você faz – Pode parecer clichê, mas não é. Mais que a paixão pelos doces, você deve amar incondicionalmente o seu negócio, desenhar o seu projeto e percorrer os resultados com obstinação. Ele deve estar alinhado ao seu propósito de vida, deve ser rentável, mas também prazeroso. Afinal, muitas horas e dias serão dedicados a ele. Assim como uma receita para dar certo possui vários ingredientes, ter o próprio negócio também. São doses exatas e combinadas que fazem da receita um sucesso e elas devem ser seguidas para que o resultado final superado.

Entenda o que são doces gourmet – Uma tendência que ganhou atenção de consumidores de todos os perfis e idades. Os doces gourmet são os tradicionais docinhos das festas infantis, mas agora feitos com ingredientes especiais e receitas sofisticados. As receitas são mais elaboradas do que a do tradicional brigadeiro que conhecemos, resultando em uma massa com uma textura diferenciada e em muitas possibilidades de novos sabores e combinações. Além disso, são extremamente lucrativos, pois apesar de terem um custo um pouco maior, possuem um alto valor agregado que é reconhecido e prestigiado pelos consumidores.

Visão do negócio – Tenha um amplo domínio sobre o negócio que você quer empreender, desde os ingredientes e produtos necessários, as marcas, infraestrutura e maquinário necessário, até o atendimento e relacionamento com o seu cliente. Além disso, é preciso experimentar e buscar constante conhecimento sobre a área. Amplie seus horizontes e esteja sempre à procura de novas técnicas, receitas, sabores e produtos. Acredite que você pode aprender tudo aquilo que se determina a estudar e saiba que quanto mais praticar e ampliar seus conhecimentos, melhor será.

Planejamento financeiro – Descomplique o dia a dia do seu negócio Coisas bem básicas como precificar o preço dos produtos da forma adequada, separar a conta pessoal do seu negócio, saber exatamente seus custos, suas despesas, saldo e lucro podem ser negligenciadas por uma empreendedora confeiteira, por isso, dê o seu máximo a você mesma, capacite-se, invista em controles financeiros, de vendas e administrativos para que o seu negócio cresça em bases sólidas para o seu crescimento.

Organize seu tempo e otimize seu trabalho – Ser uma empreendedora confeiteira de doces artesanais requer muita organização, principalmente por ter que, muitas vezes, administrar o tempo entre as atividades de produção dos doces, administrativo, divulgação e atendimento dos clientes. A dica é estabelecer dias e horas para cada atividade e seguir com disciplina o planejado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square