5 dicas para gerenciar seu Estoque na Páscoa

A pandemia do Covid-19 tem afetado toda a atividade industrial e o reflexo tem sido percebido em setores de descartáveis e embalagens, chocolates e produtos para confeitaria. Escassez de matéria-prima, baixa produção industrial e dificuldades de transporte estão entre as principais consequências. Em um cenário instável e, principalmente, com a demanda sazonal de Páscoa, projetar e gerenciar o estoque necessário é fundamental para quem atua de maneira autônoma no segmento.

É importante criar uma estratégia capaz de atender o crescimento de demanda, satisfazer o cliente e, ao mesmo tempo, viabilizar um estoque sazonal com margens que garantam sua rentabilidade. Uma gestão eficiente é primordial para garantia do seu fluxo de caixa – ou seja, a obtenção de mais entradas do que saídas. E é pensando nisso que separamos 5 dicas para auxiliar em seu planejamento para a Páscoa:

1 Ambiente Climatizado

Normalmente há um aumento de pedidos dos consumidores mais próximo a data comemorativa. Garantir um estoque prévio de matéria-prima, evita ficar sem insumos quando sua demanda aumentar. Porém, é importante manter a qualidade do produto, especialmente do chocolate frente às altas temperaturas. Por isso, projete um ambiente climatizado para armazenar seu estoque para a Páscoa.

2 Foco no produto e qualidade

Foque no insumo que não poderá ficar sem e que a sua falta poderá afetar sua qualidade e padrão de serviço. Analise o mercado e a procura por ele. Dependendo da sua origem e escassez, deve-se calcular o risco de ficar sem estoque e o impacto em seu negócio. Qual o item mais importante em seu portfólio? O que diferencia seu doce da concorrência? Foque no seu diferencial!

3 Gestão criativa

Garantir o giro dos produtos e insumos estocados é a base do seu planejamento de fluxo de caixa, afinal trata-se de itens comprados com antecedência para uma venda futura. Portanto, seja criativo e estimule seu cliente com sugestões e opções alternativas. Margens com desconto para compras à vista ou para compras em combo, facilidade de entrega e opções de pagamento diversas auxiliam na escolha do seu produto frente à concorrência.

4 Contabilize seu inventário

Além do abastecimento prévio e a projeção de estoque para atender determinada demanda, criar uma rotina de acompanhamento e atualização do seu estoque garantirá compras futuras com maior assertividade. Ou seja, invista em processos e rotinas de qualidade. Manter o estoque organizado por item, quantidade e validade é o primeiro passo dessa rotina. E a cada saída, atualize-o. A partir disso é possível fazer previsões de demandas futuras e planejar sua compra evitando prejuízos.

5 Saneamento do estoque

Implante uma rotina de controle e avaliação do seu estoque. Que itens se tornaram obsoletos e têm baixa procura nos últimos meses? Lembre-se que um estoque eficiente é aquele que possui um bom giro e garante a saúde financeira de seu negócio. Portanto, uma avaliação periódica dos produtos co baixa movimentação é importante nessa dinâmica. Aproveite para criar promoções ou combos para girar esse item e evitar prejuízos maiores.

Compartilhe

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?